quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bioética, um fato que me faz cristão!

A teologia tem suas raízes numa realidade, num fato: a Encarnação. Pela encarnação vivemos o movimento do Verbo de Deus que adentra a nossa história e a nossa humanidade fazendo-nos filho no Filho.

Teologicamente, só o fato da criação existir no mundo, temos a comunicação de Deus. essa comunicação fez uma conexão entre o humano e o Divino na exegese de Deus que Cristo fez, ou seja, tornando-se humano como nós. Parafraseando Rhanner: “o ser humano é o evento da autocomunicação de Deus”. É Deus se comunicando a si mesmo.

Onde há vida, há mistério. Gosto de dizer que a vida é o mistério que o Criador colocou no mistério que é a criatura. Fazer a experiência de conhecer Deus é entendermos que quanto mais humano é um fato, menos objetivo ele é. O fato é um evento que vem a nós, para que pela Graça que dele recebemos, retribuamos graça.

Toda vez que usamos o termo fato significa uma modalidade de ver o espaço e o tempo numa experiência e linguagens humanas. A vinda de Jesus transformou/plenificou o tempo e o espaço. Portanto, a experiência do fato é dada num ato de fé. Crer em Jesus é colocar o centro da minha vida em Jesus e não em mim, uma vez que o verbo crer é um movimento relacional.

A bioética faz-se um fato porque ela comunica ao humano, à criatura os desafios modernos sobre a vida. A vida é dom! Contudo, como entender/interpretar esse dom diante das adversidades contemporâneas, tais como a tecnologia? Não é simplesmente um fato que mostra os desafios, mas uma realidade que procura significá-los. Ao mudar a concepção sobre si mesmo, o fato bioética levar o homem a se encontrar como ser humano, dando sentido à sua própria existência. A bioética é um fato, pois nos mostra o cuidado para com o planeta, o cuidado com as nossas relações pessoais (hoje tão relegadas ao determinismo, ao objetivismo e ao egoísmo) e o cuidado com as relações ligadas ao nosso corpo e à nossa saúde. Podemos dizer que é fazer o cristão voltar-se para a gratuidade e o valor da vida, para assim, conhecendo-nos, possamos intervir para o bem da vida da criação.

A bioética nos faz cristãos porque repensamos a nossa própria humanidade, a relação dessa humanidade com o cosmos e a relação com o Divino, buscando o seu sentido. Esse sentido, para o cristão é o próprio Cristo, uma vez que sua vida humana tornou-se a nossa possibilidade de conhecer quem é o humano e de relacioná-lo com o cosmos e com Deus. Por André Lemos (aluno).

Crédito da figura: http://flan.csusb.edu/images/worldhands.gif

Um comentário:

  1. O texto me despertou algumas reflexões. 1)A encarnação que é eixo da ética da sexualidade, pode servir de eixo para a bioética. Primeiro, no sentido da palavra; sendo a bioética uma ética da vida, o corpo desejante não pode estar de fora. 2) Depois porque a bioética tem relação com a tecnologia e essa, por sua vez, está relacionada ao corpo, aumentando suas capacidades, dirimindo suas dores...3) A encarnação do Verbo é o eixo de nossa salvação. Se é assim, a teologia que entra na discussão bioética não pode dar suas contribuições se não for tendo em vista a vida do ser humano em completude; vida essa que se dá num corpo, num corpo desejante que não pode ser negado, mas integrado. O que não for integrado não será salvo.(Eduardo César)

    ResponderExcluir