domingo, 26 de fevereiro de 2012

Meio Ambiente: um compromisso de todos



O ser humano é o responsável universal de suas ações. Busca-se, cotidianamente, por um desenvolvimento sustentável do planeta com o propósito de satisfazer as necessidades atuais e das gerações futuras, desenvolvendo os potenciais social, econômico e cultural; e junto a isso a preservação e utilização razoável do meio ambiente e de seus recursos.
A ética ambiental entra no viés da conscientização cidadã e do compromisso no cuidado aos recursos globais, remetendo as responsabilidades das ações diretas e indiretas em favor ou contra-favor deste. A conscientização gera a ação: um compromisso ético e social que abrange uma mútua consciência de prevenção dos ecossistemas e numa reestruturação das políticas no combate a degradação do meio ambiente.
Uma boa parte da população é desinformada ou tende a tampar os ouvidos frente às diversas situações de desrespeito a um patrimônio natural que já existe bem antes da origem humana. Na realidade, o ser humano, o ser indivíduo é que é responsável pela sua atual condição. Se a humanidade sofre com as mudanças climáticas, o aquecimento global e tantos outros problemas, ela é a principal responsável e vítima das respostas que o meio ambiente dá. Poluição, o crescimento exagerado da população, a destruição das matas ciliares e das florestas acarretará no fim do maior bem do homem, a natureza.
Por isso, é de suma importância que os recursos renováveis sejam utilizados com cautela, ampliando o poder produtivo do ambiente sem prejudicar a natureza e os recursos não-renováveis. Possam ser também, utilizados de forma regrada, uma vez que esses podem se extinguir instantaneamente. O fato é que, os atos geram conseqüências permanentes que não só interferem na vida humana, mas na dos seres vivos e que atitudes e hábitos conscientes podem transformar um sonho longínquo em realidade eminente. O cuidado do meio ambiente é um compromisso de todos! Façamos a nossa parte!
Por: Benedito Antônio (aluno)

créditos da Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg62FqDcgkkuJ0ZTpstoXfAZNLDggbOn4vc4VIhJkqFvoURM7D0kr4g0Bc5BBAU1yopQnkc4hf7P5G_e0bJxc3aGm2gKu3nEJAcJjEdmVwbxDNxnWYuZFi1skU9knVfdb1Hwl2nJEWXr3k/s1600/sustentabilidade+1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário