quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A necessidade da ética na saúde


  
Um dos sinais de esperança em nossa sociedade é o crescente interesse pela ética em torno das questões que tocam profundamente a vida do ser humano. Nesse sentido, podemos dizer que falar da bioética é falar da ética da vida. Vida essa que recebemos do criador. Todos nós temos o dever cuidar, zelar e respeitá-la sempre. Como tarefa primeira, temos a responsabilidade de torná-la harmoniosa, saudável e feliz. É nesta perspectiva de valores que situa o trabalho de todos os profissionais da área da saúde. Eles devem compreender que a vida é o bem fundamental e básico em relação a todos os demais bens e valores da pessoa humana.
A partir de uma reflexão à luz da ética, a vida é um bem, mais que um valor. É por isso, que nos últimos anos, o Brasil vive um momento muito importante no âmbito legislativo promovendo debate sobre diversas questões de grande relevância para toda a sociedade, sobretudo, no que se refere às questões ligadas à bioética, de modo particular, uma reflexão seria da ética ligada à saúde. Ao tratar de questões ligadas à saúde, automaticamente nos reportamos à postura de todos os profissionais dessa área, de modo particular, uma reflexão mais profunda sobre relacionamento dos médicos com os pacientes que esperaram ser tratados com respeito e cuidados.
Com isso, a discussão sobre as questões éticas, de modo particular, aquelas levantadas devido ao progresso das ciências biomédicas, tem sido tomadas em vários setores da nossa sociedade, sobretudo, nos ambientes acadêmicos, nos fóruns, nas políticas, e principalmente, na saúde pública. Isso mostra que a necessidade da ética ligada aos profissionais da área da saúde tem um valor fundamental que está direcionado para o resgate da vida. Ética é a palavra de ordem que deve iluminar, orientar e conduzir todos os médicos.
O contato com as pessoas que se encontram nos leitos dos hospitais requer desses profissionais uma atitude de carinho, amor, atenção e cuidado. A relação com esses enfermos preenchem as necessidades desses profissionais. É claro que a ética se estende a todos os demais setores da nossa sociedade. Nesse sentido, os médicos não são os únicos que devem privar pelos valores da ética, mas também o ensino, a educação, a assistência social, o relacionamento familiar, a política, a administração, e tantos outros âmbitos que também devem deixar-se mover pelos valores da ética.
Os profissionais ligados aos cuidados da saúde têm uma relação mais direta com o ser humano, sobretudo, com aqueles que estão em fase terminal. Por isso, eles devem deixar-se guiar cotidianamente pelos princípios da ética. É por esse motivo, que a ética nos últimos anos tem tido um enfoque maior na área da saúde. Todo esse enfoque é uma forma de mostra para os profissionais da área da saúde que não basta competência, é preciso antes de tudo, ter cuidado, carinho e atenção para com os doentes que precisam diariamente de cuidados médicos.
Contudo, o motivo de dizer que a ética é necessária, em especial nas profissões ligadas ao mundo da saúde está na orientação do valor maior que é á vida.  Esse valor orienta o ser humano para o caminho do bem. Bem que tem seu ponto de partida no reconhecimento da pessoa como imagem e semelhança de Deus. Sem esse referencial os princípios humanos ficam totalmente despedaçados. Numa época de grandes transformações em vários setores da nossa sociedade, a ética deve nortear as normas de conduta do agir profissional e, ao mesmo tempo, ela deve estabelecer o que realmente significa uma profissão. Por Roni Hernandes (aluno).

Crédito da figura: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ42TCRuaUS5qqwF1q8_T40aBeKfKSdbObdr1_6uj9LtJsT1xG8EQXaWAc5Cg


Nenhum comentário:

Postar um comentário