sábado, 25 de fevereiro de 2012

SALVE UMA VIDA!



Caro leitor, você conhece uma pessoa que foi curada de Leucemia graças a um transplante de medula óssea? Talvez, você de fato não conheça uma pessoa que passou por esse tipo de problema. Mas te faço o convite de buscar se informar e conhecer sobre essa doença que atinge um cem números de pessoas em todo o mundo, de modo especial, as crianças.
Consoante ao Instituto Nacional do Câncer - INCA, “a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.[1]
Atualmente existem no Brasil 8510 casos de leucemia, sendo 4570 homens e 3940 mulheres. São pessoas que dependem da ação altruísta de cada um de nós em fazer um gesto solidário de doar uma medula óssea. Pois sua doação pode dar a vida e a cura a uma desses 8510 pacientes. Pois o transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.”[2]. Afirma o Amigos do Transplante de Medula Óssea de Pernambuco – ATMO.
Conheço um menino de 11 anos que aos 03 anos foi diagnosticado com a doença em tela. E a partir daí tanto ele como sua família enfrentaram grande batalha em busca da cura dele. E como nos afirmo o ATMO a chance e esperança de cura dessa criança estava no transplante de medula óssea. E hoje, após ter recebido o transplante essa criança pode gozar de vida em abundância. E sua família de muita alegria e agradecimento.
Por isso, fica aqui o meu convite: busque conhecer os procedimentos para se realizar a doação de medula óssea. Pois o seu gesto pode devolver a vida a um desses 8510 pacientes que lutam pela vida. Deixo aqui alguns sites onde você pode encontrar informações sobre tais procedimentos: http://www2.inca.gov.br; http://www.atmo.org.br.
Salve uma vida! Deixe de lado o preconceito e o medo. A tecnociência garante-nos a segurança e a garantia do seu gesto. Benedito Antônio (aluno).

Créditos da imagem: http://projetoogato.files.wordpress.com/2010/12/ser_dador1.jpg?w=640

Nenhum comentário:

Postar um comentário