domingo, 26 de fevereiro de 2012

O SUJEITO DA ÉTICA

Quem é o sujeito da ética?

Todo ser humano preocupado com “o que fazer” se interroga sobre os próprios atos, as finalidades, as circunstâncias e as conseqüências. Todo ser humano, mesmo que minimamente, tem decisões a serem tomadas, reflexão a ser feita, liberdade a ser alcançada, porque em todos e cada um existe a capacidade de refletir e escolher.

A ética está intrinsecamente ligada à razão prática. A reflexão está imbricada no conceito de responsabilidade que é o centro da ética. Uma ética da responsabilidade exige o assumir a realização corajosa da ação que se impõe, considerando, concomitantemente , a situação concreta de singularidade e complexidade.

Só um sujeito livre, autônomo, corajoso, prudente, convicto, que reflete é ético. Portanto, parceiro da ética da responsabilidade! Não existe ética sem interrogação, porque as situações são inéditas e não dispõem de respostas evidentes, diálogo e discussão, porque a novidade e complexidade das questões necessitam contribuição de diversas inteligências, para que o diálogo seja produtivo.

Há vários fatores em uma situação questionada e a responsabilidade leva em conta todos eles:
- as pessoas no cotidiano de sua vida;
- os valores, princípios e regras, historicamente conquistados que lembram as fases de crescimento;
- as exigências da vida em comum, na sociedade;
- as gerações futuras em um meio ambiente bom.

Para podemos certificar nossas análises e nossas escolhas, precisamos levar em conta o presente e o futuro. Porém, não podemos prever os imprevistos. Vivemos, pois, na incerteza. Assim, a responsabilidade, cada vez mais, dá lugar à interrogação e à discussão.

Para conferir esta reflexão, sobretudo, da “prudência” , lembramos o filósofo grego, Aristóteles séc. III a.C.; e o teólogo-ético Tomás de Aquino, séc. XII, com sua contribuição em Juízo prudencial e o Juízo de consciência.

A ética visa a interioridade do sujeito, suas qualidade, , suas convicções próprias e suas atitudes.

Inez – aluna

DURANT, Guy. Introdução geral à bioética, história, conceitos e instrumentos. 2.ed.        São Paulo: Loyola, 2003.

Crédito da foto: http://www.worldofstock.com/slides/PAB2136.jpg?w=300&h=300

Nenhum comentário:

Postar um comentário