quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Pessoa humana e o seu corpo. Uma leitura em Elio Sgreccia - Parte I




Diante de uma pessoa, algo torna-se evidente: a vida é um fenômeno, acontece, é dom. Assim, o homem representa, mesmo aos olhos do biólogo e do naturalista, a forma mais autônoma da vida. É o vértice, o ápice da expressão vivaz, sumamente significativa. 

Nesse sentido, a biologia, ao cuidar de inúmeras expressões de vida, ocupa-se, igualmente, da vida humana. Todavia, a vida humana não se diferencia unicamente pelos números de cromossomos ou por sua morfologia, em relação às outras expressões de vida, plantas e os primatas. A medicina, por isso, se debruça sobre a totalidade do homem, física, emocional, psíquica e espiritualmente, pelo óbvio motivo de que a vida tem com a medicina uma relação de intersubjetividade, isto é, uma necessária humanização da medicina, frente à massificação das novas tecnologias. 

Por isso se reivindica atualmente a necessidade da redescoberta da dignidade da pessoa humana, desde sua concepção à sua morte, passando por sua espiritualidade até a sua imortalidade. 

O que é Pessoa? 

O homem é um ser vivente. Este é outro dado inquestionável. Nenhuma corrente do conhecimento humano, a saber, filosófica, sociológica, materialista, entre outras, poderá negar este dado da condição humana, mesmo que o homem seja estudado sob primas diversos e às vezes opostos. 

No próprio organismo do homem está resumida e representada a realidade cósmica, na consciência do homem é possível a reelaboração consciente das realidades do universo, e nas obras do homem está presente a capacidade de domínio das realidades que o circundam. (SGRECCIA, 1996, p. 112) 

Quanto à questão que se levanta, o que é Pessoa, temos várias respostas, sob ângulos diversos. A psicologia, por exemplo, nas suas mais variadas correntes, capta os aspectos relacionais do ser humano. Todavia, aqui, importa-nos o aspecto metafísico, o valor objetivo da dignidade da pessoa, sua estrutura ontológica. Na Pessoa, está circunscrito a unidade espírito e corpo que compreendem o seu caráter espiritual, intelectivo e moral. 

Diante das enormes possibilidades de atenção a esta prerrogativa, interessa-nos, pelo viés da Bioética, perguntarmo-nos acerca da visão da medicina. A medicina, ao abordar o ser humano, deve se interessar responsável e criticamente também pela espiritualidade do homem, isto é, ousar esclarecer como essa vida espiritual está unida à sua corporeidade. 

“Na história de mais de dez mil anos, estamos na primeira época em que o homem tornou-se para si mesmo universal e radicalmente problemático: o homem não sabe quem ele é e se dá conta de não mais sabê-lo”. (M. Scheler in SGRECCIA, 1996, p. 113). [continua...]. Por Claudemar Silva (aluno).

Crédito da foto: http://1.bp.blogspot.com/-LQD6ZHhDJR8/TkA7YvmMVrI/AAAAAAAAAkc/2c5osHt_8ss/s1600/persona.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário