domingo, 26 de fevereiro de 2012

HÁ FUTURO PARA A BIOÉTICA?



Segundo  Van Rensselaer, a Bioética é a ciência da sobrevivência.
Concordo com Potter quando diz que enquanto a bioética souber se limitar a seu papel próprio que é ético, seu papel questionador e reflexivo, ela,  sobrevive. E confirma que a bioética é a ciência da sobrevivência da humanidade. De fato, uma ciência que investiga, questiona e reflete eticamente sobre a vida na sua totalidade, só deixará de existir quando a vida não existir.
Uma disciplina cujo trabalho se expande na “reflexão interdisciplinar sobre as exigências do respeito, da proteção e da promoção da vida humana, busca comum dos caminhos de crescimento da humanidade em seu conjunto e em cada um dos seres humanos entre as múltiplas possibilidades oferecidas pela tecnociência”, mesmo tendo concorrentes, se permanecer preocupada com sua natureza ética e mantiver viva na comunidade, a fecundidade do processo de decisão e de normalidade só pode ter vida longa.
Há porém, outras pistas a serem contempladas:
- as questões de justiça que são e continuarão sendo um desafio inevitável;
- o desafio da harmonização entre a busca do conhecimento e desenvolvimento tecnocientíficos, a preocupação e a proteção das pessoas e das civilizações;
- a necessidade de formação séria dos especialistas;
- a necessidade de manter sua independência.
            O filósofo Sérgio Zorrilla, com experiência em grupos de reflexão e de pesquisa, na Bélgica, fala de uma “ética da resistência”, porque esta demanda de, estar próximo dos meios de saúde e da pesquisa e permanecer independente.
            A bioética é um trabalho cotidiano de olhar com atenção o outro, preocupando-se com ele. A bioética está ligada ao destino da humanidade sofrida, da qual seus profissionais fazem parte, desejando, em sua fragilidade, mais vida, saúde, qualidade de vida. Em síntese, uma vida mais feliz. Inez – aluna

DURANT, Guy. Introdução a bioética, história, conceitos e instrumentos. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2003.

Créditos da figura: http://www.jumpthecurve.net/wp-content/uploads/2012/01/FuturePower.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário