sábado, 25 de fevereiro de 2012

TECNOLOGIA & SER HUMANO


Nas profundezas do amor de Deus o homem foi plasmado. Com todos os dons que lhe foram outorgados, tornou-se um ser quase divino “pouco menos que um deus, coroando-o de glória e beleza. Para que domine as obras de tuas mãos sob seus pés tudo colocaste” (Sl 8,6-7).
            Dotado de todo este poder, o homem começou a colocar sua inteligência e dons a serviço do outro, para que o mundo seja humanizado. Assim, na medida em que avançava em autoconhecimento e conhecimento colocando-os em ação, os feitos foram aparecendo e aguçando a busca. Por isso, a pesquisa tornou-se a chave para o desenvolvimento humano e do mundo, pois a tecnologia não está fora da antropologia.
            No afã do saber e realizar mais, chega a descoberta da tecnologia que, a cada dia, possibilita mais conhecimento. De tal forma, que hoje, é impossível viver sem ela. O crescimento é tão grande que, de repente, o ser humano que a inventou, sente-se incapaz de  controlar o seu próprio invento. Ele vai além de suas possibilidades.
            Faz-se, pois, necessário, voltar-se à reflexão no uso da tecnologia para que ela não engula aquele que a criou. Um dos exemplos é o volume incontrolável de informação. Toda tecnologia deve ser usada para o bem do ser humano e possibilitar-lhe um contexto de vida mais humano, com melhor qualidade de vida.
            Na verdade, a tecnologia abarca o bom e o menos bom. Por um lado, submete o ser humano à sua dependência, como uma forma de controle sobre ele. Por outro, é necessária. Revela a capacidade humana, é extensão do intelecto, mas mostra muito de sua finitude.
            Portanto, a tecnologia está ligada ao humano, tanto que a forma de lidar com ela é a ética. A tecnologia mudou e muda constantemente os costumes, a conduta de vida, as regras do comportamento do ser humano. Inez – aluna

Crédito da figura: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGTSsrcw35yOdz1irlZ34L7nwvcEJvwpmxGASRJ1_G74kPXhk88W5LODQ0CA

Nenhum comentário:

Postar um comentário