quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LIXO QUE NÃO ESTAIS NOS CÉUS



No Antigo e Novo Testamento temos muitas passagens onde o cuidado da própria terra, da própria casa , sinaliza para a essência profética da defesa do meio ambiente como defesa da própria vida. Da Palavra de Deus nasce uma bioética ambientalista que nos convida a ter uma experiência do mundo e da natureza em nossas ações a modo de preservação e a modo de cuidado. No Gênesis, Deus confiou ao ser humano a terra na esperança de que ele cuidaria dela responsavelmente (cf. Gn 2,15). Assim também Jesus, em sua presença entre o ser humano muitas vezes mencionou seu fascínio e como se sentia maravilhado com a perfeição da natureza. Jesus, como Deus Pai, acreditou na criação e por isso que a oração que nos foi ensinada pelo próprio Jesus fez de ponte entre o céu e a terra, entre o mundo de Deus e nosso mundo. Um desejo de que o equilíbrio do mundo de Deus se instale verdadeiramente entre os seres humanos. A contrapartida da felicidade na terra não pode ser a destruição do próprio planeta. O Pai Nosso pede para que não caiamos na desenfreada tentação de degradar, da conquista do luxo pela produção de lixo e nos convida para estar atentos que podemos impor o mal entre nós mesmos.  O lixo no meio urbano vem cada dia marcando mais profundamente a qualidade da vida das pessoas.

Será que o ser humano tem consciência do mal que está fazendo a si próprio e à sua saúde quando não respeita elementos básicos para a sobrevivência da humanidade e do planeta? Muitos problemas de lixo urbano poderiam ser solucionados com uma educação profunda desde a infância até a maturidade, pois todos juntos temos nossa responsabilidade. Lixo é lixo, mas seria bom lembrar que famílias inteiras, como os grupos dos catadores de materiais recicláveis, vivem disso e trabalham os dias inteiros, para transformar o lixo em luxo, o lixo em arte e contribuindo a sua sustentabilidade e a sustentabilidade do planeta, necessitado de tanto cuidado. 

Como cristãos, homens e mulheres, que seguem as pegadas de Jesus nesta caminhada deveram refletir sobre os rumos que estamos dando ao planeta e como melhorar o meio ambiente e como no meio de nossa sociedade iluminados por nossa religião cristã temos que repactuar com o Pai a confiança que em nos depositou. Por Rafa Leria (aluno).

Créditos da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUz6287iKJRyk1696tR0vZcvIYRXdO7B2CJ2WASU1h1xFQ54sDEvbDN9tgRxDm8-6H1Im_iU4lXPI8yElqbKMAZHVMAk-6t3sgQyTURMsY_mdYJVP2_vx0CmJf9Dkc3yPqP9rJvFLjzLkU/s1600/crian%25C3%25A7a.bmp

Nenhum comentário:

Postar um comentário