quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O diálogo entre ciências e teologia para a nossa humanização



“Este modo consiste en ver la trascendencia como algo que trasciende en y no como algo trasciende de, como algo que físicamente impulsa a más pero no sacando fuera de; como que lanza, pero al mismo tiempo retiene. En esta concepción, cuando se alcanza históricamente a Dios –y lo mismo vale decir cuando se alcanza personalmente a Dios-, no se abandona lo humano, no se abandona la historia real, sino que se ahonda en sus raíces, se hace más presente y eficaz lo que estaba efectivamente presente.”[1]
Ver a transcendência deste modo leva-nos a pensar que não existe contradição entre as ciências e a teologia. Ao contrário, ambas estão na procura daquilo que é real. Também, ambas desejam nos humanizar. Mas isto só é possível mediante o diálogo entre essas duas hermenêuticas do real e do humano.
A teologia cristã está baseada no evento de Jesus Cristo. A Palavra de Deus que se encarnou e se fez próxima a nós, até viver as últimas consequências do amor, de ser plenamente humano. É o movimento da transcendência de que fala Ellacuria: transcender em, algo que impulsa a mais, mas não tirando fora de. Assim, desse modo Jesus Cristo mostrou-nos o que significa viver segundo o amor e segundo a humanidade; é o caminho que tentamos viver os cristãos no dia a dia. Também, é a nossa proposta de humanidade.
As ciências, que partilham nas suas origens uma história com a filosofia clássica e depois com o cristianismo, procuram também experimentar o mais profundo da realidade. É possível dizer que também, similar ao cristianismo, procuram transcender em... sempre ir além sem nos tirar fora da realidade: do ser humano, do mundo ou do universo. Assim as ciências nos fazem presente e eficaz, nos narram e colocam em nossas mãos, o real. De alguma forma, nessa narração está presente o ser humano, embora estivesse já de forma aplacada, na forma de tecnologia.  
Como vemos, as aspirações das ciências e das tecnologias andam por caminhos similares. Ambos procuram nos facilitar uma experiência de humanidade. Do mistério que é o ser humano, revelado no seu amor ou na sua capacidade de narrar e fazer. Só um matiz, a teologia cristã tem presente à realização humana no amor (na relação), as ciências andam pelo caminho das capacidades humanas (o poder) sobre os outros e o mundo.
Pelo mesmo fato de andar por caminhos similares, não idênticos, a ciência e a teologia cristã precisam do encontro e do diálogo, para que o percurso seguido por ambas seja frutífero para nossa humanização. Esse encontro, num lugar chamado bioética, pode nos ajudar a continuar a nossa caminhada de transcendência histórica de humanização. Por Mario E. Cornejo Mena (aluno).


[1] Ellacuría, Ignacio. Historicidad de la salvación cristiana. En: Ellacuría, Ignacio; Sobrino, Jon. Mysterium Liberationis. Conceptos fundamentales de la Teología de la Liberación. V.II, Madrid: Trotta, 1990, p. 328.

Nenhum comentário:

Postar um comentário