quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pensar eticamente a saúde pública no Brasil a partir da bioética


                                                                                
 A partir de uma reflexão mais profunda do que estamos estudando sobre a bioética com o professor Germano, podemos dizer que ela é uma ética que visa responder de maneira mais intensa e articulada, às realidades sofredoras dos homens e mulheres do nosso tempo, de modo particular, o descaso com a saúde pública, o desrespeito para com o ser humano que tange o sentido da vida, a não proteção aos direitos da mulher, sobretudo, àquelas que estão em período de gestação, o não atendimento para com as pessoas que sofrem com algumas doenças, a falta de respeito para com os deficientes e o desprezo para com os idosos, sobretudo, nos leitos dos hospitais, nas ruas, nos comércios, nos ônibus, etc.
Todos esses fatores se apresentam como realidades duras de serem encaradas e todas elas contrariam os propósitos, os anseios, os sonhos, as aspirações e os ideais de bem-estar do ser humano que merece respeito, atenção e atenção. Na raiz de todos esses problemas está à falta de amor á pessoa humana, o assentamento do valor exagerado em si mesmo e o esquecimento do outro. Não podemos tratar as pessoas de qualquer maneira. Independentemente de ser rico ou pobre, preto ou branco, toda a vida humana tem um valor e esse valor é igual para todos. Por isso, todos devem ser tratados com dignidade e respeito: seja na família, na escola, no trabalho ou em quaisquer circunstâncias ou situações da vida.
Nesse sentido, uma das maiores contribuições da bioética em relação à saúde pública, é promover uma reflexão sobre a realidade da saúde em vista de uma vida digna de se viver; suscitar um espírito acolhedor, fraterno e comunitário das pessoas na atenção para com os enfermos e trabalhar por constantes melhorias no sistema público de saúde no nosso país. Dessa forma, pode-se dizer que a bioética nasceu como uma esperança, capaz de humanizar e levar em conta os valores fundamentais da vida humana. Assim, o sentido e o valor da vida humana não passa pela superficialidade, mas sim, pelo crivo do amor, da fraternidade e da amizade entre todos. 
Contudo, refletir sobre a questão da saúde pública à luz da bioética é sensibilizar-nos para o serviço aos enfermos; é alertar-nos para uma proposta de vida que está alicerçada na escuta e na atenção recíproca às pessoas; é orientar nossas famílias, comunidades, escolas e locais de trabalho para estarem atentos as ações da gestão pública em nosso país e exigir dos vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidente uma melhor atenção para com os enfermos, sobretudo, no que se refere aos recursos públicos, especialmente, na área da saúde. Por Roni Hernandes (aluno).



Crédito da foto: http://blog.lubans.org/media/2/20120129-group_discussion_pic.30184130_std.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário