domingo, 26 de fevereiro de 2012

Imagens de Deus.



Quem é o homem, para que nele penses, e o ser humano, para que nele te ocupes? Quase um deus o fizeste: tu o coroa de glória e esplendor; tu o fazes reinar sobre as obras de tuas mãos; tu o submeteste a seus pés. (Salmo 8,5-7)

O ser humano considera superior a tudo o criado. A que se deve essa superioridade? Talvez encontremos a resposta na outra cara do ser humano, na sua permanente inquietude. Ao  contrário, que o resto das criaturas, o ser humano não parece estar nunca satisfeito sempre quer mais, sempre procura mais. O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus esta é a chave cristã para responder as questões pela superioridade, inquietude humana, ao desejo de infinitude, que estão dentro de sua experiência de finitude.
Esta pergunta de que é o homem? O salmista faz a si mesmo, mas também o Concílio Vaticano II interroga. “Quem é o homem? Ele omitiu e omite muitas opiniões a respeito de si mesmo, variadas e contrárias entre si[...].”GS12.
A Bíblia de forma simples trata de dar conta da grandeza do homem sem dar respostas as suas perguntas, de caracterizar-se com a argila a imagem de Deus: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele criou; criou-os machos e fêmea” (Gn 1,27) “O Senhor Deus modelou o homem com o pó apanhado no solo. Ele insuflou nas suas narinas o hábito da vida e o homem tornou-se um ser vivo” (Gn 2,7)
Em quanto imagem de Deus o ser humano é um ser privilegiado, embora transcendendo seu caráter de criatura não pode abandonar e menos ainda negar esse caráter. O ser humano é senhor e fim da criação por isso à de humanizar tudo, mais não entra a prepotência e sim o senhorio responsável de quem considera a criação como irmã e não como presa fácil. A experiência humana está impregnada totalmente deste mistério de sentir-se imagem de Deus, mas também de cair na conta que sua figura é de argila frágil e que tem que ter muito cuidado para que não se rompa e se desmanche. Por Marcos Bugila (aluno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário