sábado, 25 de fevereiro de 2012

SORRISO MUDO




Em nosso curso, o professor Germano questionou sobre o lugar do sofrimento. E diante desse questionamento parei para refletir: o que é o sofrimento? E nessa viagem recordei-me da minha mãe Maria Rosa, que em seus momentos de tristeza ou sofrimento, entoava este refrão: “quem me vê assim sorridente não sabe o que estou passando, meu sorriso é mudo, eu devia estar chorando...”.
A partir desse refrão fico a pensar que o sofrimento ganha um sentido ou significado de pessoa para pessoa. Tudo vai depender da maneira como se encara ou se vive a vida. Mas para isso, envolve inúmeros fatores ou situações, sejam elas sociais, econômicas, políticas, etc.
Voltando ao questionamento sobre o lugar do sofrimento, eu digo que não há um lugar para o sofrimento. Pois este é inerente à vida humana. É decorrente do processo da vida. A vida é prazer, mas também é sofrimento. Porque o ser humano está em constante busca. A busca de ser feliz, realizar seus projetos... e nesse sentido, o pensamento do filósofo pré-socrático Heráclito que nos fala da luta dos contrários. Ora prazer, ora sofrimento, ora  doença, ora saúde, ora tristeza, ora alegria e assim sucessivamente.
Acredito que a religião tem papel importante em ajudar o ser humano na compreensão do sofrimento em sua vida. Pois, se compreendemos que esta vida terrena é um processo de preparação para uma vida que não passa, não teremos dificuldades de entender os contrários em nossas vidas.
Tudo depende das nossas atitudes. É preciso cuidar da saúde do corpo. Mas o espiritual também tem sua importância e valor na vida humana. Como disse o poeta: “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Enfim, tudo depende de nós. Tudo depende de como vemos e encaramos a realidade. Dessa maneira, enfrentaremos os estágios de nossas vidas com perseverança e paz interior. Mesmo que a dor nos atormente, busquemos sempre um sorriso mudo capaz de manifestar a força e esperança em nós. Benedito Antônio (aluno).

  

Um comentário:

  1. "sebastião" (pseudonimo carinhosamente dado pelo prof. Vitória em sala de aula ao autor do artigo) sempre nos mostra em sua vida prática e familiar exemplos que nos preenche de sabedoria e conhecimento. A principio, pode parecer ingenuo, mas guarda uma profundidade sui generis e especial.
    como entender profundamente o mistério dessa afirmação: "A vida é prazer, mas também é sofrimento". "Seba" tenta dar um tom particular a compreensão dessa frase tão linda.
    Tendo em vista a última prase do artigo, posso citar um belo forró que diz: "pra todo mundo a minha cara é de alegria, pq ninguém tem nada a ver como minha dor..." pra que quiser eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=QvjK_gxE48M

    Parabén Seba, Sebastião, Tião, Bene, Benedito!

    Hugo Galvão

    ResponderExcluir