domingo, 26 de fevereiro de 2012

Igreja Católica e aborto


O fenômeno do aborto em uma abordagem social não é juízo ético de mudança, porém devem ser levadas em consideração tais realidades, sob o ponto de vista não da liceidade ou exceção, mas do cuidado com as pessoas e o simbólico de cada realidade.
Considera-se aborto a interrupção da gravidez, com a conseqüente destruição do produto da concepção, ou seja, a eliminação da vida intra-uterina.
Sobre essa abordagem encontramos na sociedade que perante determinados problemas busca soluções pelo diálogo com argumentos convincentes. Por outro lado, encontramos grupos contrários ao aborto, defendem o respeito pela vida humana do feto.
A Igreja Católica combate qualquer espécie de aborto, desde o óvulo fecundado (três primeiras semanas da gestação), embrião (três primeiros meses) ou feto (a partir de três meses), ou seja, em qualquer fase da gravidez.
Os argumentos defendem a vida humana que é um dom de Deus e um direito público indisponível, merecendo reprovação qualquer conduta que venha a ofender a dignidade humana. O homem busca insistentemente a cura para a doença e procura meios de prolongar a vida humana com qualidade. A Igreja Católica não é contra o desenvolvimento da pesquisa, mas não admite qualquer conduta que ofenda a dignidade humana.
Tanto o Magistério pontifício como o episcopal defendem que o aborto provocado é um comportamento inadmissível, quer visto a luz da fé, quer considerado na perspectiva humana. Encaram o aborto como uma ameaça que mina as bases das raízes da convivência humana. Para precaver a procura pelo aborto, o Código de Direito Canônico estabelece que quem procurar o aborto, e se este vier a acontecer, ocorre em excomunhão. Não só quem realiza esta ação bem como os cúmplices, se a sua colaboração, seja ela física ou moral, tiver sido realmente determinante.
O que faz com que a Igreja Católica opte por esse caminho? Partindo pelo pressuposto que a vida do ser humano compreende a sua totalidade, desde a fecundação, deve ser respeitado. O corpo humano é sagrado, a vida é um dom de Deus, o direito de nascer á fundamental. Portanto, o cristão assume o compromisso de cuidar da vida, seja a própria, se a vida do outrem.  Por Marcos Bugila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário