sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Teologia em meio as ciências tecnológicas

Atualmente deparamos com discursos e linhas de pensamentos ambíguos entre o campo médico e o campo da teologia moral. Nos últimos anos, a medicina vem se transformando em grande escala por meio das biotecnologias, onde pesquisadores são patrocinados por grandes grupos econômicos, e estes ultrapassaram os limites da medicina convencional e mergulham nos segredos da vida. De outro lado, os teólogos que compõem o grupo da comissão da bioética foram deixando de lado os antigos tratados de Ética Médica e passaram a ser os verdadeiros interlocutores dos progressos das ciências ligadas a vida. 

A teologia adentra no específico do debate ético, oferecendo condições para conectar aos saberes. Pelo método da compreensão das singularidades humana, biológica, espiritual e do sentido de pertença a uma humanidade, proporcionando ao homem a humanizar-se em modo pleno. 

Por vezes a ciência aventura-se na pesquisa com o objetivo de encontrar a solução para devida doença. Mediante o grande saber e diante de tanto poder, atuam “como deuses” no mundo da criação. 

O teólogo, em defesa da dignidade humana, apresenta, por meio da moral cristã, o Deus uno e trino, o homem Jesus de Nazaré, encarnado, histórico e eterno. Jesus Cristo com poder e autoridade evangelizou apresentando a salvação a todos os homens, curou os enfermos, saciou os famintos, amou a todo sem distinção. A Igreja, no seguimento a seu Mestre anuncia a dignidade, a vida, a saúde em prol da pessoa. É evidente que a Igreja encontre-se em fragilidade quando se trata de questões relacionadas pelas biotecnologias. No entanto, perante os posicionamentos contrários a certas pesquisas, nunca foram tão importantes para a história da humanidade. Sua experiência oriunda do Evangelho torna sua participação imprescindível no protagonismo histórico, no sentido de colaborar eficazmente para que todas as instituições encontrem o caminho da vida e não da morte. Por Marcos Bugila (aluno).

Crédito da foto: http://womenspost.ca/sites/default/files/imagecache/article_images400x460/articleimage/book_1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário