quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

As novas tecnologias em defesa da vida humana

As novas tecnologias estão se aproximando cada vez mais dos hospitais chiques e modernos. Todas estas técnicas são pensadas para serem colocadas à disposição do ser humano por meio de hospitais, escolas, locais de trabalhos e, em tantos outros setores da nossa sociedade. Prova disso, são os investimentos em equipamentos de ultima geração que os hospitais fazem para atender às necessidades dos destinatários do nosso tempo. Todos esses equipamentos chegam aos hospitais com uma única missão: resgatar vidas. Dentre os equipamentos estão: tomografia computadorizada, ecocardiografia, monitores multiparamétricos, diálise portátil, vitreófogo, densiotometria e tantos outros.

Todo este investimento representa segurança para os pacientes, sobretudo, para aqueles que às vezes tem que sair do seu próprio território para fazer um tratamento de saúde fora do seu país. A aquisição desses novos equipamentos faz com que tenhamos profissionais da área da saúde mais capacitados e qualificados para atender com segurança os pacientes. Durante um bom tempo, os médicos recebem uma equipe de pessoas que vão orientá-los e instruí-los sobre o uso desses novos equipamentos dentro dos hospitais.

Como se pode ver, as novas tecnologias, sobretudo, aquelas ligadas á área da saúde, representam a possibilidade de ampliar os recursos que possam garantir maior qualidade de vida para a população do nosso tempo. Em outras palavras, isso significa que o desenvolvimento cientifico é um bem, que está voltado para a promoção da vida humana. O triste de tudo isso é que, no Brasil, poucas pessoas tem acesso a essas novas tecnologias que chegam nos hospitais. Tanto que 80% dessas novas tecnologias estão presentes nos hospitais particulares e 20% estão presentes no Sistema Único de Saúde (SUS). Desses 20% que se encontram no Sistema Único de Saúde, 10% estão sobre o comando de governadores e prefeitos que utilizam esses meios para a barganha política.

O que realmente nos interessa na reflexão desse texto, é o aprofundamento ético do uso correto desses equipamentos nos hospitais. Não se trata de dizer se eles podem ou não usar essas ferramentas, o que nos convém questionar é o modo de como elas estão sendo utilizadas. Não adianta ter todos esses aparatos, se a grande maioria da população que é formada pela classe pobre, não tem acesso a eles, nem se quer tem condições de pagar uma consulta que custa em média 150,00. Uma vez que essas técnicas representam um bem para a sociedade, todos nós devemos ter acesso a ela. Independente da situação a qual nos encontramos ou da classe a qual pertencemos. 

Por fim, à luz de uma reflexão ética é preciso que os profissionais da área da saúde não contem somente com equipes especializadas, equipamentos modernos de ultima geração, é preciso antes de tudo, que a ação dos médicos perceba a necessidade de voltar ás fontes e recomeçar tudo a partir do valor da vida humana. Em outras palavras, tudo deve ser inspirado nos princípios da universalidade, da fraternidade e do resgate a vida, cuja primeira proposta é atender a todos sem distinção de raça ou de cor. Por Roni Hernandes (aluno).


Crédito da foto: http://www.hi-q.net/images/Industries/Biomedical-Chemical(t27jx2).jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário