quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cuidado de si & saúde pública



            A saúde é um direito constitucional. Deve ser garantido a todos os brasileiros. Mas a saúde não pode ser reduzida a ausência de doenças. A saúde é antes de tudo resultado das condições de alimentação, habitação, educação, trabalho, transporte e etc. Promover a saúde significa garantir os direitos que perpetuam a distribuição de bens e serviços. O que infelizmente não tem acontecido. Muito para poucos e pouco para muitos. O direito a vida por parte do estado tem sido negado à maioria da população que paga impostos exorbitantes.
            A saúde brasileira tem vários problemas, decorrentes das condições dignas de vida da população que são consequências das desigualdades, das injustiças das mais variadas, sem contar a corrupção que domina todas as camadas da sociedade. A saúde é garantida na lei e negada na prática. A saúde grita por uma ética que valorize o ser humano por completo. Esse é o profetismo de Jesus. Que lei é essa que defende o ser humano? Onde estão os governantes que estão a serviço do povo, eleitos para representá-los. Que imagem e prática de governante temos? Não era para ser imagem de Deus que quer o bem para todos?
            Essa concepção sócio-política da saúde nos ajuda a entender a saúde além das doenças em suas causas físicas e mentais. A saúde tem causas políticas que precisam ser resignificadas com profundidade. Essas causas carecem de um eixo ético que leve em conta a humanização do homem por completo. Os sistemas de saúde estão em crise porque refletem o descompromisso do homem com o próprio homem. A saúde pública precisa resgatar a sua concepção humanista na prática, sua dimensão dos valores humanos.
            Daí vem o emblema, cobrar do estado sua dimensão antropológica no trato com a saúde pública, requer antes de tudo um exercício do perguntar-se. Como tenho cuidado da minha vida? da minha saúde? Primeiro cuidar de si. Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios  físicos, querer bem a si mesmo. Se eu não cuido de mim, quem vai cuidar? Deixar tudo na mão do estado? A vida é um dom, cuidar dela no exercício da liberdade é uma tarefa exigente. Comprometamos com o cuidado de nós por primeiro. Por Isaac Celestino de Assis (aluno).

Crédito da foto: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQIleK22dzXw3koYjLgzraBzpXuPaXNq4yhQoX0frFwwC8pVsEk_Ns67sOf

Nenhum comentário:

Postar um comentário