quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Saúde e doença


A saúde é o bem mais apreciado por todos os seres humanos. É condição para realizar sonhos e projetos e para responder a desafios e responsabilidades. Pode-se dizer que a saúde é um desejo que está inscrito no mais íntimo do coração humano. Para Verspieren a saúde é a capacidade de reagir às situações tendentes, por si mesmas, a debilitar o potencial da vida, mantendo o maior grau possível de autonomia e capacidade de agir. Disso, salienta-se que a saúde é defesa ativa contra as forças que limitam a vida da pessoa, é um processo de reações diante dos meios perturbadores que debilitam a vida por parte do próprio organismo ou do ambiente social. 
Sadia é aquela pessoa que diante de uma doença consegue integrar essa enfermidade na vida, não perdendo o sentido da sua dignidade, lutando para transforma - lá. Doente é aquela pessoa que se encontra debilitada em seus mecanismos sejam eles psíquico, físico, espiritual ou social, cuja cura consiste em recuperar esses mecanismos. O exercício da medicina está a serviço dessa recuperação integral pelo fortalecimento da capacidade de reagir. 

A saúde se identifica com a autonomia. Ser sadio é ser autônomo diante dos agentes perturbadores da dinamicidade existencial. Ser doente é não conseguir reagir, vivendo na dependência. Os responsáveis pela saúde têm a tarefa muito mais além da cura física, mas fortalecer a pessoa a fim de que ela mesma protagonize a sua existência, consiga reagir diante dos focos de dor e sofrimento. O papel dos que estão a serviço dos enfermos baseia-se no princípio de tornar o enfermo sujeito do seu processo doença-saúde. 

A vida é autonomia e esperança. Uma vez negada esses duas virtudes o ser humano morre. No ser humano, a capacidade de agir e de lutar ultrapassa a dimensão física, vai além, engloba o ser humano por completo. Uma pessoa pode ter uma deficiência física e mesmo assim ser sadia, uma vez que encontrou um modo de conviver com certa autonomia. 

Enfim, a tarefa de viver com saúde é uma luta diária. Isso depende da capacidade da pessoa de dar sentido ao sofrimento e a angústia, componentes existenciais que sempre vão percorrer o caminho da vida. Auguramos que todas as pessoas possam dar sentido à sua existência seja na saúde ou na doença. Por Isaac Celestino de Assis (aluno).

Créditos pelas figuras: 
http://www.thenativehealer.com/wp-content/uploads/2010/02/20100218-WMGHealer.jpg
http://www.lotusmasks.com/mm5/graphics/00000001/2a17_main.jpg

Um comentário: