quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TECNOCIÊNCIA COM RESPONSABILIDADE



Farei um breve comentário a partir do texto Ética da responsabilidade, segundo Hans Jonas[1] na obra: Ética aplicada: pontos e contrapontos do professor Jose Nedel

Para Hans Jonas, a ética tradicional, antropocêntrica, tem suas normas inscritas no âmbito pessoal. “Ama a teu próximo”, “não faça ao outro o que não deseja para ti”, etc. Além disso, está relacionado com o presente, com os contemporâneos. O futuro está limitado ao previsível durante a vida. 

A tecnociência tem conferido cada vez mais poderes ao homem. Seu totalitarismo tem conferido aos homens poderes cada vez maiores. Com o poder desmedido conferido à razão, produziu-se um profundo ‘vazio ético’. 

É preciso, pois, reformular a ética. Para o autor, não se trata, no entanto, de substituir uma ética por outra, mas de acrescentar ‘obrigações’ no antigo catálogo, que nunca foram consideradas porque não havia ocasião para tal. “Novas formas de poder exigem também novas normas éticas”. 

Não é possível prever os efeitos a longo prazo do uso do poder desmedido da tecnociência devido à ambiguidade do ser humano. Hans propõe, então, uma ética fundada na responsabilidade, que para o autor significa o cuidado reconhecido como dever, cuidado que se converte em preocupação ante a ameaça de vulnerabilidade. Nunca a responsabilidade orientada para o futuro era norma natural do agir. 

Há na natureza uma tendência a permanecer, um sim à vida. O homem detém o poder que lhe advém do conhecimento e é capaz de destruir a natureza e a si mesmo. A possibilidade da continuidade é confiada a ele. 

Portanto o que Hans Jonas sugere é um novo imperativo: age de modo que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana autêntica na Terra. Em outros termos: na tua escolha presente, inclui também como objetivo do teu querer a futura integridade do homem. 

Talvez, seja isso, que precisamos pensar no nosso futuro enquanto humanidade e não apenas em mim mesmo, enquanto indivíduo. Por Valdeci Gama (Aluno). 

 Crédito da figura: http://www.destakregional.com.br/wp-content/uploads/2010/03/responsabilidade-social-como-etica-e-trasparencia-empresarial.jpg


Bibliografia:
NEDEL, José. Ética da responsabilidade, segundo Hans Jonas. In.: ______. Ética aplicada: pontos e contrapontos. São Leopoldo: Unisinos, 2004. p. 143-168.
 Artigo online:
http://tex.pro.br/tex/listagem-de-artigos/269-artigos-mar-2002/4677-jose-nedel-hans-jonas-e-os-interessesdifusos-das-presentes-e-futuras-geracoes


[1] Hans Jonas (10 de maio de 1903 - 5 de fevereiro de 1993) foi um filósofo alemão.
É conhecido principalmente devido à sua influente obra O Princípio da Responsabilidade (publicada em alemão em 1979, e em inglês em 1984). Seu trabalho concentra-se nos problemas éticos sociais criados pela tecnologia. Jonas quer sustentar que a sobrevivência humana depende de nossos esforços para cuidar de nosso planeta e seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário