sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A ECOLOGIA COMO AVENTURA MATERIAL E ESPIRITUAL


A ecologia é para quem ama a vida. Todos nós, como cristãos, seguimos as pegadas de Jesus porque ele é “caminho, verdade e vida” (Jo 14, 6). Caminho porque é abertura a Deus, para procurarmos seu rosto; é verdade, porque é transmissão de boas novas, e de vida porque é humanização do mundo.  Hoje a ecologia aparece um como desafio numa visão em longo prazo que quer ser responsável pelo planeta e pela vida do planeta. É uma aventura material, mas também espiritual. 
No cristianismo temos o gosto pela novidade. Jesus esteve aberto a novos desafios e convidou a seus seguidores a interpretar os sinais dos tempos. Sem dúvida nenhuma, hoje, com a consciência ecológica, sopra o Espírito de Deus. É um convite a situar-nos de maneira diferente no universo e a tomar a sério a responsabilidade que temos pela a criação. Hoje a revolução ecológica seria também uma revolução cultural. Convida-nos a entender um novo posicionamento do ser humano na terra. Exige novas compreensões e novas respostas, e necessita de pessoas que as transmitam. A ecologia questiona aspectos tão variados como a economia, a política, a sociedade, a ciência, a cultura e a religião.
            A ecologia se também converte, por sua vez, em uma aventura espiritual ao construir uma espiritualidade que nos ensine a abraçar o cosmos e ao Deus do cosmos. A espiritualidade nos oferece uma visão que re-valora a natureza. O imperativo da técnica aborda a natureza como uma matéria inerte, neutra, como coisa que esta ali para ser redesenhada, controlada, manipulada, transformada e utilizada.  Pela espiritualidade, nesta outra visão da natureza, a resposta estará em todos nos. Porque todos nós somos a terra! Porque todos nós somos o cosmos! Por Rafael Leria Ortega (aluno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário