quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Diálogo entre desenvolvimento e responsabilidade humana


Resumo: O desenvolvimento mundial é visível, sobretudo, pelos diversos meios de comunicação existentes nesta atmosfera extremamente mutável que é o mundo. O desenvolvimento segue o seu curso, contudo, para um desenvolvimento salutar é de suma importância uma abertura crítica e dialógica no tange a vida humana, a preservação do mundo e das vidas existentes. Palavras chaves: desenvolvimento, transformação determinismo, dialogização, responsabilidade, liberdade, razão.
Através dos meios de comunicação, da atenta percepção de mundo e através, portanto, da capacidade racional e reflexiva do homem constatamos que o mundo e a sociedade se encontram em constante mutação. E, por isso, também em grande desenvolvimento tecnológico e científico. Deste modo, para alguns grupos que pensam a realidade em uma perspectiva determinista[1] tudo já estaria determinado por uma lei que segue o seu curso natural. Esta lei seria universal e logo ela determinaria todos os acontecimentos. Mas este modo de abordar a vida e a história não deixa espaço para a liberdade humana, nem para o diálogo e, mais ainda, impossibilita as condições para responsabilizar o ser humano por seus feitos.
 Logo, urge uma abordagem mais livre, razoável e, portanto, [2]dialógica tanto para vida humana quanto para uma leitura coerente da história e os impactos que ambas podem ter nos momentos em que a frieza predomina, quando o autoritarismo e o poder tornam-se os protagonistas principais do mundo. Assim o cuidado com a vida[3] se revela como eixo de abertura dialógica nesse cenário de constantes transformações e mutações, já que, não somos uma ilha para vivermos isolados e, logo, a relação já pressupõe cuidado e responsabilidade ações que, por sua vez, revelam o uso da liberdade. E, também, o cuidado com a história humana como reflexão crítica da mesma para que os feitos e horrores cometidos no passado não sejam repetidos em razão de uma razão fria e má.
Por isso, o discurso e as iniciativas tecnológicas e científicas devem seguir o seu caminho de desenvolvimento, mas não anulando a possibilidade de críticas para a maturação do desenvolvimento que tenha como fim sempre o ser humano. Este que é mentor da técnica, gênio da ciência, aberto ao diálogo, ser pensante, mas também capaz de equívocos catastróficos no que tange a vida, a sua relação com mundo e a relação com outros seres existentes. A coerência e a responsabilidade são, também, fatores que constituem a história da humanidade em um mundo imerso no desenvolvimento que clama por responsabilidade humana. Por: Vagner Moreira da Silva (aluno).

Créditos figura: http://www.prescriptionwealth.com/wp-content/uploads/2010/05/Work_in_progress.jpg

[1]  Determinismo, isto é, que a história do mundo e da à vida já possuem um fim determinados.
[2] Cf. PEGORARO, Olinto A. Ética e bioética: Da subsistência à existência. Petrópolis, Vozes, 2002, p.24.
[3]Cf. PEGORARO, Olinto A. Ética e bioética: Da subsistência à existência. Petrópolis, Vozes, 2002, p.11-13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário