quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O valor de uma vida



A campanha da fraternidade deste ano conclama-nos à lógica do cuidado para com a saúde. A preocupação e a contribuição da Igreja a uma triste realidade brasileira: o descaso com a vida. É a Igreja refletindo sobre a nossa obrigação enquanto filhos de Deus, de valorizar a pessoa (vida) como causa de nossa própria dignidade. É na dignidade que a pessoa pode ser chamada de filha de Deus.
Quando uma vida é retirada não se mata somente uma vida, mas várias. Eu vejo você, contudo não posso imaginar a quantidade de “eus” que existem em sua história e que você coexiste na deles. Ao retirar uma vida, mata-se um rosto direto e milhares de indiretos. Somos seres de comunidade, de interdependência; reconhecemo-nos no reconhecimento do outro. Somos singulares no reconhecimento plural de todos.
Vemos que hoje a vida é tirada por pouca coisa. Não que se tenha equacionado um valor para a vida, pelo contrário, não tem preço uma vida – ela é única, sublime e digna. Ao retirar uma vida, negamos toda a beleza evangélica de Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10 ). Temos que ver a vida com mais respeito e valor. Assistimos uma chacina, um atentado, um acidente na TV e, simplesmente, mudamos de canal e pensamos: não foi conosco, ainda bem! Esse pensamento torna a vida pejorativa e não se compreende a singularidade na multiplicidade que representa uma vida. Não foi conosco, mas foi na nossa humanidade.
Hoje falamos de muitas questões ligadas à bioética, mas será que sabemos mesmo valorizar a vida? Pergunto isso, porque se não soubermos mesmo valorizá-la, criaremos estatutos e leis que servirão para administrar a vida, mas não valorizá-la como é necessário. Tomaremos atitudes paliativas, contudo, não se resolve; pensa-se que foi resolvido.
Qual o valor da vida para você?

Por André Lemos (aluno)

Créditos da foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7CL3CThoXTiOc2Rohl2ETzUYCXOtWhzu64MqIh1ZclSKnMJxcTA8fNg7AT5PBaszH4I5kMFRb6LV3AWiYudzITSadzJLb8lXiSVpQqLTLGuHDQgvH95PAOXzE2lszqxmUeAM5O3OULA/s320/fraternidade.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário