quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

BIOÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA



A surpreendente evolução da ciência e da tecnologia nos colocam diante duma evidente mutação sociocultural do homem; uma realidade quase desconhecida para as categorias de compreensão tradicional de sociedade. O que fazer diante dos desafios das biotecnologias? O que tem a dizer a bioética?

A resposta não é nada fácil. Mas tentemos fazer uma primeira tentativa. Sabemos que a evolução do homem está ligada à produção e criação, não simplesmente de objetos simbólicos, mas também de objetos físicos e técnicos. Esta capacidade de criação compromete nossa responsabilidade com a humanidade. Daí que somos exortados a preservação do mundo entregaremos aos nossos descendentes.

A bioética - que se caracteriza pelo seu espírito sempre atento e crítico - teria que assumir todas essas mudanças, logo refleti-las num âmbito interdisciplinar, e assim facilitar uma orientação ética e política para compreender melhor esta realidade que não deixa de se manifestar cada vez mais uniformizada no uso das tecnologias, mas também cada vez mais multicultural.

Temos a confiança em que a bioética pode nos ajudar a deixar para o futuro um mundo enriquecido através da tecnociencia, e não um mundo estragado por ela! Por Bernardo Leon Mercado Vargas (aluno).


Créditos da imagem: http://pt.dreamstime.com/estrada-ao-futuro-thumb16312854.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário