quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A partir do artigo de Mario Cornejo Mena



            No artigo "Ciência e tecnologia para quê e para quem?", Mario Cornejo afirma que, diante das técnicas, antes de qualquer ojeriza ou animosidade injustificada, devemos procurar entender como utilizá-las sabiamente em prol da vida, de modo a dirimir questões como a fome e a miserável pobreza que assolam multidões. Levantar a questão – Ciência e tecnologia para quê e para quem? - pressupõe aceitar que ambas possuem destinatários bem concretos.
            Trata-se de uma leitura questionadora, sobretudo, porque, na mesa dos debates acerca da ciência e da tecnologia, foram tomadas três posições: a dos que são favoráveis ao mundo da técnica, até de modo exagerado. Para estes, o que vale são os produtos da técnica. Outros a condenam totalmente. Por último, estão os que acreditam na força do diálogo transformador entre as várias correntes sociais, como por exemplo, ciência e religião. Nós nos colocamos entre estes últimos.
            É urgente nos unir a partir do que nos é comum: a defesa da vida humana, do Planeta, das relações éticas, tendo em vista a construção da paz. Compreendemos que a razão de ser da inventividade das técnicas é a de contemplar o ser humano na sua inteireza. Para isso, lutamos com afinco. Pois, a negação do outro é, última análise, a negação de Deus. A tecnologia mal enfocada gera individualismo, hedonismo, consumismo e todos os ismos que tornam vulneráveis a convivência humana e a paz.
            As questões levantadas no artigo são pertinentes. Ainda que se viva rodeado de parafernália tecnológica, muita gente, sobretudo, os pobres, vive em situação de abandono.
            Diante do estrago causado pelo atual modelo econômico e do mau uso dos produtos da ciência e da técnica, o artigo levanta questões pertinentes. Quais autoridades transmitem segurança e estão interessadas pelo bem comum e não pelos interesses particulares e que deixam claro que sua preocupação está voltada, preferencialmente, para os excluídos? Que instituições, agências educativas, igrejas e pessoas  podem devolver a confiança aos mais fracos e protegê-los?
                        Em tempo de grandes saltos científicos e tecnológicos, mas também de miséria humana, tais questionamentos são importantes, pois possibilitam desenvolver reflexões que levam a considerar a ciência e a tecnologia de maneira correta e descobrir sua tarefa de gerar as condições propícias para que a vida humana, o meio ambiente e do conjunto da criação se desenvolvam de maneira harmônica, em benefício de toda a humanidade. Esta deve ser a preocupação de toda pessoa de boa vontade! Por Iran Brito (aluno)

Créditos da imagem: http://www.questmachine.org/encyclopedie/illustrations/illustrations_articles/Science_et_Technologie_46881287076422.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário