quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BIOÉTICA COMO PROCESSO



            Réne Simon define a trajetória ética como um processo e eu gostaria de partir dessa definição para definir também a bioética como espaço de acontecimento do processo. O emprego desse termo significa movimento e dinamismo que anima a agente moral a decidir a partir de um caminho já percorrido e por percorrer.
            Todo processo provoca debate, troca de argumentos, contestação entre todas as realidades envolvidas, e a bioética é, de certa forma, o espaço por excelência para tal debate, pois ela está sempre em processo, pois segundo Simon ela depende “do dinamismo do sujeito, sua movimentação na trajetória moral que inclui a ideia de um processo, de um percurso em que o sujeito nasce pouco a pouco de si”¹.
            Assim, podemos afirmar com segurança que toda investigação bioética constitui um processo com o objetivo de colocar em evidência determinada problemática, seja ela na área da biologia, ecologia, medicina, tecnologia etc. A bioética não se contenta com as primeiras evidências, seu papel e manter o processo. Ela tem o papel de analisar cada problemática apresentada nas várias realidades existenciais.
            A bioética como processo, funciona como espaço moderador, interdisciplinar e hermenêutico, dos diferentes elementos intervenientes que devem dar explicações apoiados no específico de cada argumento nas suas prioridades sejam elas: éticas, médicas, jurídicas, psicológicas, filosóficas, teológicas, sociais etc. Contudo, bioética tem por missão dar por realizado o processo, só quando todos os elementos envolvidos na questão participam decididamente de todo o processo sem instrumentalização de nenhuma das prioridades acima apresentadas. Por Alex Nuno (aluno).

Créditos da imagem: http://zeimg.com/uploads/wallpapers/12/Alta%20Qualidade/Varios/Winter-Process.jpg


1.       SIMON, R. Éthique de la responsabilité. Paris, Cerf, 1993. p. 13-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário