quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A BIOÉTICA E O FUTURO DO HOMEM



Numa outra postagem deste blog dizíamos que confiamos em que a bioética possa nos ajudar a deixar para o futuro um mundo enriquecido através da tecnociência, e não um mundo estragado por ela!  Diante desse desejo, resulta vital considerar o comportamento do ser humano desde uma perspectiva bioética. Não podemos negar que estamos perante de um novo homem: agora ele não é simplesmente, econômico, tecnológico..., mas também cibernético. Como lidar com todo isso?
Uma das chaves está na bioética: seu compromisso com a humanidade, com a vida, com o meio ambiente, em fim com todo, faz dela uma disciplina imprescindível no mundo atual, onde a ciência junto com a alta tecnologia oferece cada vez mais novos métodos e técnicas para a preservação da vida, mas que em ocasiões também a usa toda a sua criação indevidamente.
            Não foi por acaso que no prefácio á Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, a Conferência Geral da UNESCO (2005) disse: “Ao tratar das questões éticas suscitadas pela medicina, ciências da vida e tecnologias associadas na sua aplicação aos seres humanos, a Declaração, tal como o seu título indica, incorpora os princípios que enuncia nas regras que norteiam o respeito pela dignidade humana, pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. Ao consagrar a bioética entre os direitos humanos internacionais e ao garantir o respeito pela vida dos seres humanos, a Declaração reconhece a interligação que existe entre ética e direitos humanos no domínio específico da bioética”. Por Bernardo Leon Mercado Vargas (aluno).

Créditos da figura: http://www.terroraddict.com/wp-content/uploads/2011/07/cyborggirl.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário