quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TECNOLOGIA MANCHADA DE SANGUE E SUOR



Ano 2012, mundo tecnologizado! Neste exato momento, quantos projetos de pesquisa científica, de desenvolvimento de novas tecnologias, de novas terapias estão sendo desenvolvidos em todo o mundo? Certamente, muitos!!!
                O ser humano neste tecno[lógico]-mundo se gaba por ter à sua disposição tantos meios, aparelhos que facilitam, curam, geram a vida. Porém muito pouco se preocupa com todas as implicações negativas que a produção destas tecnologias provocou na vida de tantos seres humanos.
                O tênis, com uma eficaz tecnologia anti-impacto, que compramos e usamos com muito gosto, pois vai preservar meus membros inferiores de quaisquer lesões, é fruto de trabalho quase-escravo na China.  A TV, o celular, o computador de última geração que tanto nos fazem bem, são fruto da exploração de x produto na África, de y produto na Ásia, de w produto na América Latina, tudo às custas da mão-de-obra pobre e barata.Outros tantos exemplos poderíamos explorar. Talvez não haja produção alguma que não seja produto de alguma forma de injustiça e de atentado a alguma vida humana.
Enfim, compramos, usamos, desfrutamos, sorrimos, vivemos com todo tipo de tecnologia sem ter a consciência de que a equação de sua produção é: injustiça do rico + exploração do pobre = ao produto que você tem e usa.
É possível produzir tecnologias com justiça e respeito à vida humana desde que a humanidade seja a prioridade. Enquanto a vida humana for pautada pelo lucro, a tecnologia será suja de sangue e suor humanos. Por Alfredo Viana Avelar (aluno).


Créditos da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmk8oHyh9RhfVYe-0PEaEabdEexaLI-vrRaS6gLqa7kvx_MkbX-tL44zeZrdAB0khBw1xEmCJVNhuJExnTw8V2sdVv-bbP48JGfE_GCrESiYgtWyY_msfj1g1I2QxpaNAfPZR9unDukZo/s1600/engrenagem+A.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário