sábado, 11 de fevereiro de 2012

A bioética em perspectiva hermenêutica


A bioética consiste na busca de sentido diante do campo da vida e da saúde a fim de orientar a expansão dos conhecimentos técnicos e científicos para o bem autêntico e integral da pessoa humana. A bioética quer ser um fórum de discussão numa sociedade plural, quer ser a voz simbólica do existir humano, enfim ela quer trazer à tona as questões fundamentais e profundas do modo relacional de se viver no mundo.
            Diante da complexidade da vida humana a bioética surge como um apelo a uma reflexão ética transdisciplinar, que não está fechada em doutrinas e normas, pelo contrário, está aberta ao diálogo, à busca  de uma conjugação  dos contrários que leva em conta a ambiguidade da vida. Uma bioética hermenêutica não se preocupa simplesmente com o utilitarismo da técnica, mas leva em conta a totalidade do ser humano envolvido em uma dinamicidade simbólica da vida. A chave de interpretação da bioética é ser uma crítica dos costumes, da não aceitação do tudo é assim mesmo, do conformismo exagerado e dominador.  
            O teólogo é convidado a ser um hermeneuta da bioética. Aquele que diante de suas convicções está aberto a discussões em vista de uma superação da crise ética atual onde não se tem mais valores, o que importa é o poder de produzir, consumir e manipular a natureza e o ser humano. O teólogo autêntico,  acentua na discussão bioética a base antropológica, afinal seu Deus é o Deus que se fez carne. Ao primar pela humanidade do humano o teólogo faz jus à sua fé e acima de tudo está aberto ao diálogo do humano que é finito e frágil e ao mesmo tempo ambíguo e complexo.
            Eis nosso desafio, estabelecer diálogos, reflexões, debates com a sociedade a fim de abrir horizontes, perspectivas que levem o homem agir com responsabilidade diante das suas relações com o mundo e com outrem. Por: Isaac Celestino de Assis (aluno).

Créditos da figura: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXyKmv-iNVf6otZtMUJdFG9RsF3bUmzqP3j4za0oAD6n6HfvHxnShmbpdA44Xnu7IL6vbfEZx7Hj81VqRWK5VeucANCwURI9Pz7WNywl9w-j207MGTMgeeccm5hy9ecjSdan9dmbicYN0/s1600/theologian.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário