sábado, 11 de fevereiro de 2012

A BIOÉTICA – EXERCÍCIO DE DISCERNIMENTO A PARTIR DE DEUS


Segundo Bonhoeffer¹, “o objetivo da ética não é o conhecimento do bem e do mal, baseado em princípios e normas, e sim o discernimento da vontade de Deus em vista de uma ação concreta”². Com esta definição de ética podemos perguntar: o que seria discernimento em Bioética a partir da vontade de Deus?
 Discernimento numa perspectiva da fé cristã partiria de uma ética da configuração em Jesus Cristo. A ética da configuração em Cristo nos liberta de uma ética abstrata e nos desafia a buscar uma resposta concreta no hoje e no aqui dos homens e mulheres de nosso tempo diante dos desafios apresentados pela tecnologia e tecnociência. Tecnologia e tecnociência, se pautadas meramente na pro-dução, do imediatismo e do utilitarismo podem colocar em risco a vida humana e a vida do universo que nos circunda.
Assim, o discernimento na bioética teria como paradigma a práxis de Jesus Cristo que passou fazendo bem todas as coisas. Este discernimento será instrumento de decisão diante de situações que exigem uma resposta concreta, quando não se interroga a respeito dos princípios e normas, mas se põe a pergunta a respeito de como agir naquela realidade a partir de Deus por Jesus Cristo. Enfim, a partir do discernimento seria irresponsabilidade do cristão não dar uma resposta à vida do mundo sem levar em conta a fé e práxis de Jesus Cristo, que empenhou toda sua vida a favor da vida humana e do mundo. Por Alex Nuno (aluno).

Créditos da imagem: http://liberallifestyles.com/wp-content/uploads/2011/08/Coptic-christ_pantocrator_mosaic_hagia_sophia_656x800.jpg

1.       Dietrich Bonhoeffer, teólogo cristão contemporâneo nascido em Breslau, na Silésia em 1906. Doutor em teologia por Tübingen em 1927.
2.       GIBELINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo: Loyola, 1998 p.111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário