sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BREVE RESENHA DO DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA



Na reconstrução da evolução da técnica, os historiadores da civilização e os especialistas em antropologia cultural, concluem que o homem fez a sua caminhada até agora pelo menos por quatro etapas: A primeira: a primitiva cuja conhecida também como a “era da caça e da pesca”, o homem usou instrumentos de trabalho de contato direto com o objeto. Na era seguinte, chamada agrícola pastoril, o homem passou a perfilar uma nova forma de vida: constrói sua moradia, inventa a roda, labora os metais, troca produtos etc. Logo, já na era industrial, etapa que se caracteriza pela máquina, o ser humano não só transformou a matéria-prima, mas também a sociedade e os seus valores.
Atualmente se afirma que estamos mergulhados numa quarta etapa, definida como a era tecnológica. Segundo S. Cotta, agora nós estamos numa “época que provém do progresso tecnológico, motivo pelo qual a máquina guia outras máquinas, sendo isso possível, sobretudo, por meio da informática”.
Ora, toda essa evolução tecnológica nos coloca diante duma mutação sociocultural do homem. O que fazer diante de isso? É indiscutível que não podemos fugir dos desenvolvimentos tecnológicos, mas também não podemos deixar que tais avanços desumanizem o ser humano. Por isso, é necessário integrar a “civilização do número e do ‘dado’ com a “civilização do amor e da relação interpessoal”. Por Bernardo Leon Mercado Vargas (aluno).



Crédito da figura: http://ericksonibc.com/wp-content/uploads/2010/09/549-x-459-lighted-world-in-hand.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário