sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A formação da consciência humana



                O mundo contemporâneo sofre de uma crise de significado que o faz cego ao sentido profundo das palavras. Pode-se afirmar isso para diversos vocábulos, dentre eles, a pessoa, ética, e a família. Diante de tal situação, é urgente resignificá-las. Um campo que pode ajudar nessa reflexividade é a bioética em sua dimensão hermenêutica. Essa dimensão tende a confrontar as diversas questões envolventes e apontar possíveis soluções que orientem as pessoas no convívio social. Este artigo quer lanças luzes na busca de sentido sobre a palavra família.  
A família é a primeira responsável pela geração e formação do ser humano, desde o biológico, passando pelo psicológico até ao nível ético. A família se caracteriza como um lugar privilegiado de construção de diálogos acerca dos valores, caráter e personalidade, longe de opor-se à natureza da pessoa humana, é o ambiente do seu pleno desenvolvimento. Nesse processo relacional de liberdades, o ser humano vai se conhecendo, conhecendo o outro, o mundo e o transcendente. Pode-se afirmar que a principal tarefa da família é contribuir para a formação da consciência do ser humano.
                Nessa tarefa árdua, de formação da consciência, a família faz intercâmbios com outras hermenêuticas a fim de abrir horizontes. Uma consciência bem formada é aquela que busca sempre, nunca está fechada, discute, polemiza, desconstrói e constrói argumentos, pergunta pelos sentidos das coisas. Ser pai, ser filho, ser mãe adquire caráter além das tendências biológicas, atravessa os conceitos descritivos e normativos, se atém ao campo do processo dialogal, de construção, levando em consideração as experiências de cada pessoa. É graças à família que a sociedade existe. É graças à educação familiar que as pessoas poderão inserir-se em uma estrutura social.
                Enfim, pode-se afirmar que família é um dos referenciais importantes para a formação da consciência do ser humano. Sejamos nós teólogos defensores da família. Desejemos que não obstante as ambivalências da sociedade, a família tenha seu lugar socializante das relações entre as pessoas. Eis o dom, a família, preservemos! Por Isaac Celestino de Assis (aluno)

Crédito da foto: http://www.effective-time-management-strategies.com/images/focus_on_the_family.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário