quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DECIDIR PELA HUMANIDADE! A universalidade da bioética

A bioética nos abre os olhos para refletir sobre nossa existência e o nosso habitat. Ela nos convida a compreender compreendendo-nos e decidir decidindo-nos pela humanidade e pelo bem-viver dela. É por isso que a estrutura da reflexão bioética nos leva necessariamente a olharmos nossas decisões e ações e, sobretudo, a refletir a intervenção do homem sobre o homem. 

Esse interesse holístico pela humanidade faz da bioética uma disciplina universal. Ela não se reduz ao âmbito da medicina, como se tentou defini-la mais de uma vez. A sua universalidade tem a ver com sua preocupação multidisciplinar pela dignidade humana. Isto faz dela uma disciplina “pés no chão”, pois ela lida com o sentido da ação dos homens. 

A bioética tenta nortear o ser humano na sua auto-realizarão neste mundo tecnológico-cibernético em contínua mudança. Não é um exagero dizer que a bioética é uma das disciplinas humanizadoras da humanidade, porque ela nos lembra que o constitutivo do ser humano é que nós somos humanos e não máquinas sujeitas a manipulações de qualquer tipo. Por Bernardo M Vargas (aluno).


Créditos da foto: 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqc4qCDZH3YAT0sazYfk6qCDLKVKlAndfbKIpxJoP72NiGkO3d405c89MttXG78Ydpp57qxTxcR9NSLpsR2VuuzTWkysLuEoYtMTntVDZIT2k9YJbc4aYFILsWrgEP5-xi5g-gBrcnATQ/s1600/open+your+eyes_34636f84-d665-4e78-bbe2-cdcb6310e2f3.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário