sábado, 11 de fevereiro de 2012

DEUS COMO SENTIDO DA REALIDADE CRIADA

Deus como sentido da realidade criada não macha e não “borra” as outras realidades do mundo, pois há uma nova relação entre realidade imanente e realidade transcendente, não mais marcada pela causalidade e controle, mas pelo dom. Nessa nova relação, Deus não diminui em nada a “mundanidade” do mundo uqe percebemos em nossos métodos de investigação científica. Deus é antes possibilidade de sentido para o mundo científico e tecnológico na sua mensurabilidade, redução, necessidade, utilidade, causalidade e finalidade, sem nenhum juízo de valor.

A realidade de Deus, como “Totalmente Outro”, não se opõe a imanência do mundo, mas é possibilidade de diálogo entre ciência e teologia a partir do dom. A realidade criada não necessita, mas de Deus como causalidade e explicação de tudo. A relação de Deus com a realidade tem como marca o dom e a abertura, onde tudo se faz possibilidade pela gratuidade, criatividade, inventividade e pelo amor.

Nesta nova relação tudo é perpassado pelo fio de ouro do amor, não existindo mais oposição entre ciência e teologia, mas respeito e diálogo. Ambas realidades, ciência e teologia são assumidas como verdadeiras e reais em suas respectivas narrativas: religiosa e científica de acordo com o objeto a ser perseguido. Deus como dom instaura a liberdade do Mistério em relação à ciência e vice-versa e propondo apenas o diálogo. Por Alex Nuno

Um comentário:

  1. No entanto seja certo que a relaçao entre ciência e teologia deve ser de respeito e diálogo. Eu acho que a ciência pode ter uma visao crítica da teologia e a teologia pode ter uma visao crítica da ciência. Por exemplo, a a teologia pode ter uma visao mais holística da realidade que a ciência e desde aí pode fazer uma crítica construtiva.

    Att: aluno fredy castañeda

    ResponderExcluir