quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O QUE É SAÚDE?



A Bioética, sendo um estudo sistemático da conduta humana no âmbito das ciências da vida e da saúde. Como o objetivo principal refere-se à valorização da saúde, o que de fato é a saúde? 

A concepção vulgar de saúde é a ausência de doença, e essa visão peca pro simplismo e estreiteza, pois reduz a saúde humana apenas ao bem-estar físico e corporal. Uma concepção mais abrangente e uma definição de saúde mais difundida foi apresentada em 1946 pela Organização Mundial da Saúde: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”. Essa visão procura englobar diferentes divisões da vida humana psíquica e social. No entanto ocorre um reducionismo, porque é uma compreensão estática e ilusória da saúde humana. Pelo fato do estado de bem-estar completo nunca existir, devido à vulnerabilidade e fragilidade física e psíquica do ser humano. 

Para José Roque Junges o significado de saúde engloba o equilíbrio somático, o físico, o psíquico, o social e espiritual considerando que a vida humana encontre-se em contínuos desafios, e descobre meios de adaptação. Atualmente muitos definem a “saúde como processo de adaptação a um meio de continua mudança; capacidade de crescer, de envelhecer, de curar às vezes, de aceitar, quando necessário, o sofrimento e finalmente, de esperar a morte em paz” [1]

Portanto, a definição de saúde deve englobar o ser humano como um todo, considerando os elementos corporais, psíquicos, espirituais e sociais. E um trabalho passivo que a bioética desenvolve é conscientização dos profissionais que a saúde ou a doença não atinge somente o corpo, mas a pessoa em sua totalidade, e o tratamento de uma enfermidade requer uma integração com outras dimensões para recuperação da saúde. Não esquecendo que saúde é o bem mais valioso para com a vida, atraves dela o ser humano coloca-se no caminho do processo natural no desejo do desenvolvimento das atividades para a realização dos seus sonhos. Por Marcos Bugila (aluno).

Créditos da figura: http://fopspr.files.wordpress.com/2010/12/saude_mental.jpg


[1] JUNGES, José R. Bioética hermenêutica e casuística. São Paulo: Loyola, 2006. p. 143. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário