quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Por que o cristão se preocupa tanto com a vida?

Para o Cristão a vida é um dom de Deus. É a possibilidade do humano ser humanizado. A vida é única; singular. Quando recorremos aos evangelhos vemos Cristo dizer: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. A vida é a graça da presença de Deus habitando em nós. O sentido para a nossa vida é encontrado na vida de Cristo. 

O respeito à singularidade da pessoa; à vida é valorizar o próprio Deus. A vida é a possibilidade de ver Deus na vida do outro. A preocupação do cristão perfaz o caminho da cruz, porque Deus permite que seu filho, por amor, dê a sua vida por todos. A entrega na cruz é um apelo essencial à valorização do próximo. O dom, a gratuidade, é a possibilidade mais humana dessa valorização. 

Não é fazendo objeções ao determinismo ou fatalidade da vida que compreendemos a vida. Para nós cristãos, ela é compreendida em sua própria ontologia: graça. “Eu vim para que todos tenham vida.” “Eu sou a videira.” A partir destes axiomas postos por Cristãos, não tem como os cristãos deixar de valorizar a riqueza que é a vida. A vida de cristão, de um Deus que recebe a nossa humanidade e vive na carne a nossa vida, faz o cristão abrir-se à santificação, vivendo a dignidade de filhos. É o amor de Deus que reconhecemos na vida de Cristo e tomamos como thelos para nossa vida. A vida é o humano fazendo sua história e contribuindo para a história do próximo. 

Não podemos, como cristãos, admitir o descaso, o desrespeito para com a vida. Isso é ir contra a toda proposta evangélica de Cristo. A vida é o plano de Deus que tomou corpo, que formou sentido e que pede respeito. Como cristão somos chamados a dizer a todo tempo, sim à vida. É a ética cristã chamando por sua realização. Vida é Graça. Por Marcos Cançado (Aluno)

Créditos pela foto: http://www.comunidadefanuel.com/site2009/

Nenhum comentário:

Postar um comentário