quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Qual deve ser nossa preocupação?



A oikoslogos deve ser a maior inquietação do homem. Falo da ecologia, nossa casa, nosso habitat, lugar que nascemos e vivemos. Quem não cuida de sua casa esquece-se de si mesmo. Ou seja, a qualidade de vida do ser humano depende, notoriamente, da condição em que se mantém o ecossistema.  A conservação dele depende, excepcionalmente, do ser humano. 
Convivemos com uma crise ecológica. Pois, os ciclos naturais que possibilitam a produção e reprodução de vida na terra, inclusive a vida humana, passam por anormalidade. Ou seja, não somente o surgimento de problemas ambientais, tais como mudanças climáticas, mas, há necessidade urgente de novas formas de ver o mundo.
A resposta humana a estas questões é abusiva. Os recursos naturais são utilizados de modo excessivo. Urge o clamor por soluções possíveis ao homem. Por que não uma mudança cultural capaz de ultrapassar uma idéia reducionista que afete uma visão global de natureza? Falta-nos um pequeno esforço, apenas “querer”. Todos empenhados neste propósito, o mundo pode ser diferente. Desse modo, enfrentar os problemas ambientais emergirá resultados para os nossos filhos.
É complicado entender que, uma árvore derrubada, tem como decorrência vidas sufocadas pelo ar poluído? Este fato exige de nós maiores cuidados. Não podemos fragmentar a ecologia, do mesmo modo que a ciência faz ao deter-se num objeto específico, todavia, preocupar-se com o ecossistema e priorizá-lo.
Somos seres de escolhas. Façamos a nossa! Optar pela ecologia trará resultados satisfatórios à vida humana. A minha escolha está feita, comecei a regar uma plantinha, ainda pequenina, em tempo futuro fértil como nossa imaginação. Por Enoque Fernandes (aluno)

Créditos para a foto: http://planetabeta.com/wp-content/uploads/2010/08/ecologia_responsabilidad2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário