domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vida humana, o bem mais precioso

Constata-se que nos últimos anos, nos meios de comunicação social, divulgam-se alguns posicionamentos contrários à vida humana. Este juízo merece atenção especial, já que dizemos ser a favor da vida. Sabemos dos avanços da ciência, todavia, salienta-se que nem sempre, os novos conhecimentos científicos, estão sendo utilizados de forma condizentes com a dignidade e o valor da pessoa humana.

Parece que o conceito de “bem precioso” tornou-se vazio. Precioso implica valor, dignidade e respeito. Não devemos olvidar e nem delongar a compreensão de vida humana como o bem mais preciso para cada pessoa. Pois, a humanidade é uma dádiva criativa à vida humana.

O cuidado com o progresso, mesmo num bom sentido, ocasiona desprezo à vida humana. A desvalorização da vida não é só por parte da ciência. Outro dia, em conversas com amigos, um deles argumentava que era melhor ter suas cachorrinhas em casa do que uma pessoa. De imediato retruquei, aleguei que jamais se pode substituir a pessoa humana por qualquer outra coisa. Finalizei a conversa indignado e interrogando-o: qual é a sua compreensão de ser humano?

Falta-nos entender o quanto somos valiosos para Deus, para o outro e para nós mesmo. O ser humano carrega em si dons valiosos. Tão sublimes que não existem em outro lugar a não ser no criador. A lacuna é não apreender “a vida como o primeiro direito da cidadania”. Neste sentido, o livro do Gênesis 37,21 diz: “Não lhe tiremos a vida!”. Esse também é o meu clamor. Unidos poderemos ecoar, além fronteiras, um grito de valorização pela vida humana. Por Enoque Fernandes (aluno)

Créditos pela foto: http://4.bp.blogspot.com/-77pZy4B6yzc/TbpSFLdX6dI/AAAAAAAAANE/1LVqMX-MtV4/s400/vida.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário